Caracterização das pressões plantares no Ballet Clássico
Resumo
“Para avaliar um bailarino, basta ver como este usa os seus pés…” (Fokine)
Com o tema “Caracterização das pressões plantares no Ballet clássico”, este
trabalho tem como objetivos a caracterização das pressões plantares no
Ballet clássico, avaliar e descrever as pressões plantares obtidas nos
diferentes exercícios, nas várias posições, com os diferentes sapatos e
verificar se existem relações entre as pressões obtidas e as diferentes
morfologias digitais e metatarsais. É uma investigação de tipo II (descritivo
correlacional), com abordagem quantitativa. Tem uma amostra de 35
bailarinas, com idades entre os 11 e os 23, praticantes de Ballet clássico
com sabrinas de pano e de ponta, às quais foi realizada a obtenção das
pressões plantares, com a realização de 2 exercícios, nas 5 posições, com o
uso dos diferentes sapatos, e com o recurso ao Walkinsense®.
O tratamento de dados foi realizado com o SPSS® 21.0 (Statistical Package
for the Social Science). Concluindo-se que as zonas de maior pressão na
demi pointe, são a base da 2ª e da 1ª articulação metatarso-falângica, e as
pontas dos três primeiros dedos. E en pointe, é maior na ponta do 1º e do
3º dedo, e nas laterais da 1ª e da 5ª metatarso-falângicas e na base da 1ª.
Relativamente às associações significativas foram encontradas várias
associações entre as pressões obtidas na realização dos diferentes
exercícios, tendo em conta as diferentes morfologias digitais e metatarsais,
com os dois tipos de sapatos, e foram também encontradas associações
significativas entre os valores obtidos na realização dos diferentes
exercícios, nas diferentes posições.
Conclui-se assim, que para a realização de estudos semelhantes, não só o
tamanho da amostra deverá ser aumentado, como deverão ser realizadas
várias repetições dos exercícios para comparação e confirmação dos
resultados obtidos.