Planeamento em Saúde: Promoção, Prevenção e Intervenção para uma Adolescência sem Tabaco
Fecha
2014Autor
Machado, Adriana Jorge da Silva Pereira Vaz
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
As opções tomadas pelos adolescentes em relação ao estilo de vida influenciam na idade
adulta a sua saúde. Assim, os adolescentes são um grupo primordial para se realizarem
campanhas de educação para a saúde e de sensibilização. Ferreira (2008) refere que os
adolescentes não podem ser os únicos responsáveis pela aprendizagem de todos os
comportamentos que possam afetar a sua saúde, uma vez que estes são alvo de
influências dos pais, do grupo de pares e da sociedade em geral.
Detentor de formação e experiência que lhe permite abster-se de juízos de valor e lhe
confere a capacidade de entender e respeitar os outros, cabe ao enfermeiro o papel de
facilitar e dinamizar a aprendizagem, após a realização de planeamento em saúde,
ajudando o adolescente a conhecer e a gerir recursos, visando a adoção de estilos de
vida saudáveis (Ordem dos Enfermeiros, 2004).
Para consecução dos objetivos propostos foi realizado um estudo quantitativo descritivo
simples no Diagnóstico de Situação, com recurso à metodologia de Planeamento em
Saúde. O Instrumento de recolha de dados consistiu na aplicação de um questionário
dirigido aos adolescentes.
O objetivo geral traçado consistiu em promover a saúde e prevenir a adoção de estilos de
vida não saudáveis nos adolescentes do 5º ano do Agrupamento de Escolas Vallis
Longus. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: Alimentação,
Comportamento de Risco – Tabagismo e Comportamento de Risco – Sexualidade. E
através da técnica geral de ordenação – comparação por pares, emergiu como prioridade
intervir no Comportamento de Risco – Tabagismo. Para se conseguir alcançar os
objetivos elaborou-se o projeto de intervenção “Vida Sem Fumo!”.
Considera-se que, no final, a avaliação foi extremamente positiva, pois todos os
envolvidos mostraram satisfação. Constatou-se ainda, através da avaliação dos
indicadores, que a intervenção foi frutuosa pois os dados obtidos espelham que a maioria
dos adolescentes adquiriu conhecimentos adequados sobre a temática.