• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • español 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica e da Saúde
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica e da Saúde
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Caracterização da atenção, memória e aprendizagem verbal em crianças angolanas de 6 a 10 anos

Thumbnail
Ver/
Tese de Mestrado_Francisca Maria Domingas Ruben Victorino (511.8Kb)
Fecha
2011
Autor
Victorino, Francisca Maria Domingas Ruben
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Em Angola, que está nos últimos lugares do Índice de Desenvolvimento Humano (143 lugar em 158 países), a percentagem de crianças a frequentar o ensino subiu acentuadamente, para 76 por cento, não obstante, e apesar do aumento das matrículas, apenas 35 por cento das crianças concluem o ensino primário em devido tempo. A neuropsicologia é a ciência que trata da relação entre o cérebro e o comportamento humano. Actualmente, nenhum profissional da área educacional pode deixar de considerar tanto factores biológicos quanto factores ambientais no desenvolvimento e comportamento do indivíduo, entendendo assim que tudo o que é psicológico é também biológico. Assim, o conhecimento dos métodos neuropsicológicos permite não apenas avaliação e diagnóstico mais precoce e exacto, como também o estabelecimento de programas de acção terapêutica e reeducativa para o aprendiz. A neuropsicologia estuda o desenvolvimento das funções mentais e cerebrais, tanto em seu estado normal como patológico. Entre essas funções estão a atenção, a orientação, a memória, as funções verbais. Resulta de interesse conhecer como é o desenvolvimento das funções mentais e cerebrais das crianças que se incorporam à escola na sociedade angolana actual em processo de mudança e desenvolvimento. Este trabalho propor-se pesquisar como se apresentam as funções neuropsicológicas da atenção, memoria e aprendizagem verbal em crianças angolanas de 6 a 10 anos.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/198
http://hdl.handle.net/20.500.11816/198
Colecciones
  • Psicologia Clínica e da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
CESPU CRL