• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • italiano 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica e da Saúde
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica e da Saúde
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Caracterização da atenção, memória e aprendizagem verbal em crianças angolanas de 6 a 10 anos

Thumbnail
Mostra/Apri
Tese de Mestrado_Francisca Maria Domingas Ruben Victorino (511.8Kb)
Data
2011
Autore
Victorino, Francisca Maria Domingas Ruben
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Em Angola, que está nos últimos lugares do Índice de Desenvolvimento Humano (143 lugar em 158 países), a percentagem de crianças a frequentar o ensino subiu acentuadamente, para 76 por cento, não obstante, e apesar do aumento das matrículas, apenas 35 por cento das crianças concluem o ensino primário em devido tempo. A neuropsicologia é a ciência que trata da relação entre o cérebro e o comportamento humano. Actualmente, nenhum profissional da área educacional pode deixar de considerar tanto factores biológicos quanto factores ambientais no desenvolvimento e comportamento do indivíduo, entendendo assim que tudo o que é psicológico é também biológico. Assim, o conhecimento dos métodos neuropsicológicos permite não apenas avaliação e diagnóstico mais precoce e exacto, como também o estabelecimento de programas de acção terapêutica e reeducativa para o aprendiz. A neuropsicologia estuda o desenvolvimento das funções mentais e cerebrais, tanto em seu estado normal como patológico. Entre essas funções estão a atenção, a orientação, a memória, as funções verbais. Resulta de interesse conhecer como é o desenvolvimento das funções mentais e cerebrais das crianças que se incorporam à escola na sociedade angolana actual em processo de mudança e desenvolvimento. Este trabalho propor-se pesquisar como se apresentam as funções neuropsicológicas da atenção, memoria e aprendizagem verbal em crianças angolanas de 6 a 10 anos.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/198
http://hdl.handle.net/20.500.11816/198
Collections
  • Psicologia Clínica e da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
CESPU CRL
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
CESPU CRL