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Planeamento em saúde - Viver a adolescência sem fumo

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Tese_Mestrado (7.731Mb)
Fecha
2014
Autor
Meira, Ângela Maria Vaz
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Resumen
Projeto “Vida sem Fumo”. Relatório de estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, para atribuição do grau de mestre. Todo o trabalho realizado em prol da promoção da saúde dos adolescentes, consubstancia-se num contributo, mesmo que pequeno, para ajudar os jovens nesta fase da vida, a adolescência, caracterizada como sendo a mais controversa (Ferreira, 2008). Assim, como enfermeira é gratificante colaborar nesse sentido. O trabalho desenvolvido tem como alicerce o estágio de Planeamento em Saúde realizado no 2º ano do Mestrado em Enfermagem Comunitária no ano letivo de 2012/2013. Foi realizado um estudo descritivo simples com abordagem quantitativa e recurso à metodologia de planeamento em saúde no Agrupamento de Escolas de Vallis Longus. O instrumento de recolha de dados foi um questionário aplicado aos alunos, para se identificar as alterações nos estilos de vida destes adolescentes. Consequentemente emergiram como problemas de saúde: hábitos alimentares desadequados, conhecimentos sobre tabagismo insuficientes e conhecimentos sobre sexualidade insuficientes. Através da hierarquização das necessidades de saúde segundo o método comparação por pares, o problema considerado prioritário foi conhecimentos sobre tabagismo insuficientes. O projeto de intervenção comunitária foi implementado em adolescentes que frequentam o 5º ano do referido Agrupamento de Escolas, tendo como principal objetivo: “Prevenir a iniciação dos hábitos tabágicos nos adolescentes do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Vallis Longus”. Acredita-se no sucesso das intervenções implementadas, uma vez que os resultados obtidos aquando da aplicação do questionário sobre o tabagismo demonstram que, na maioria dos casos, mais de 90% dos alunos responderam acertadamente às questões colocadas. Todos os intervenientes manifestaram satisfação e vontade de participar em mais atividades, o que fez refletir sobre a suprema importância da implementação de projetos em meio escolar, sendo um ambiente promotor de ganhos em saúde
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/2070
Colecciones
  • Enfermagem Comunitária

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