Planear o envelhecimento ativo em Paredes
Voir/ Ouvrir
Date
2012Auteur
Fernandes, Cristina Alexandra Oliveira Moura,
Metadata
Afficher la notice complèteRésumé
Planear o envelhecimento ativo em Paredes”. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
No domínio da promoção da saúde do idoso, este trabalho aborda o fenómeno de envelhecimento demográfico em Portugal e os respetivos planos e políticas de saúde, relativos à pessoa idosa, sendo que, fruto do sucesso em prolongar a vida humana, há que oferecer condições de vida adequadas aos idosos e promover o envelhecimento com qualidade de vida.
Efetuou-se um estudo exploratório-descritivo de caráter transversal, com recurso à metodologia de planeamento em saúde, com abordagem quantitativa, em que se fez um diagnóstico de situação da saúde das pessoas idosas do concelho de Paredes. Emergiram vários problemas de saúde que foram priorizados por peritos nesta área, sendo os dois considerados mais prioritários, a ocupação de tempos livres e o convívio intergeracional.
Implementou-se um projeto de intervenção comunitária cuja principal estratégia foi a realização de um torneio intergeracional de Boccia em que participaram 135 idosos, dos centros de dia/convívio das IPSS de Paredes e 72 crianças do 2º ciclo, com o objetivo de promover o convívio intergeracional através da ocupação de tempos livres com atividade física.
A avaliação, feita de modo informal no final do torneio, foi muito positiva, todos os intervenientes consideraram os objetivos atingidos e manifestaram satisfação.
Através da assinatura de um protocolo de cooperação entre parceiros da rede social, procurou-se que esta estratégia de intervenção tenha continuidade na comunidade local, através da rentabilização dos recursos existentes, visando promover o envelhecimento ativo em Paredes