Estudo da expressão da p53, p63 e kKi-67 em leucoplasias e lesões reactivas da cavidade oral
Resumo
As Leucoplasias são lesões pré-malignas mais frequentes na cavidade oral e podem evoluir para carcinoma. Outras lesões semelhantes podem ser encontradas na cavidade oral tais como as lesões reactivas, que são alterações hiperplásicas do epitélio causadas por traumas sucessivos no local onde subsiste a lesão. Ao contrário das Leucoplasias, as lesões hiperplásicas regridem facilmente quando é eliminado o factor que provoca essa lesão.
Para entender como estas lesões se comportam ao nível molecular, pretendeu-se estudar a expressão de p63, p53 e ki-67 através da técnica de Imunohistoquímica.
Assim o p53 é um gene regulador chave do ciclo celular que quando sofre mutações leva ao desenvolvimento de neoplasias.
O p63 é um gene análogo ao p53 apesar de não haver evidências que o p63 seja um gene supressor tumoral, mas tem sido descrito que este é um gene essencial para a manutenção de uma população de células precursoras.
O Ki-67 é um marcador de proliferação celular que se encontra expresso em todas as fases do ciclo celular, excepto em G0. A sua expressão nuclear pode ser uma vantagem em relação à sua utilização como marcador biológico.
Através deste trabalho, verificou-se que, todas as proteínas estudadas encontravam-se essencialmente sobre-expressas na camada basal e suprabasal do epitélio, sendo que a marcação de cada uma das proteínas era nuclear, tal como descrevia a literatura.