Estudo da expressão de p53, p63 e p73 em quistos e tumores odontogénicos
Abstract
O aparecimento de quistos na cavidade oral é muito comum nos maxilares devido à persistência de restos embrionários de epitélio odontogénico nos tecidos orais. Actualmente, os quistos maxilares são classificados em odontogénicos e não odontogénicos. O Queratoquisto é actualmente designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde, 2005) de Tumor Odontogénico Queratoquístico. Os Tumores Odontogenicos são tumores maxilares com origem em tecido odontogénico. A maior parte das formas neoplásicas são benignas, sendo o mais comum o Ameloblastoma.
Tendo em consideração a prevalência da patologia quística e a ajuda que a Anatomia Patológica pode fornecer para um diagnóstico precoce e exacto, o presente trabalho tem por objectivo estudar a expressão da proteína p53, p63 e p73, através da técnica de imunohistoquimica em 36 casos de quistos inflamatórios (QI), 34 casos de quistos foliculares (QF), 25 casos de tumores odontogénicos (TO) (ameloblastomas e mixomas) e 38 casos de tumores odontogénicos queratoquisticos (QQ), com a finalidade de perceber o perfil biológico destes diferentes tipos de patologias.
A p53, p63 e p73 foram positivas nos QI´s; QF´s; QQ´s e nos TO´s apesar de se obter diferentes valores.
A expressão das moléculas estudadas e comprovada no presente trabalho poderá indicar participação destas proteínas na etiopatogénese destes tumores