Relação entre valgus index e o índice da postura do pé em crianças com 4,7 e 9 anos
Résumé
O tema desta dissertação é verificar a relação entre o valgus índex e o índice da postura do pé em crianças com 4, 7 e 9 anos.
É um estudo descritivo correlacional, não representativo, tendo como objectivo principal verificar a relação entre o valgus índex maleolar (MVI) e o índice da postura do pé (FPI). Como objectivos secundários pretendeu-se averiguar se o IMC, o género e a prática desportiva influencia as duas variáveis em estudo, e pretendeu-se comparar as diferentes correlações entre o pé direito e o pé esquerdo e, por fim relacionar a influência da prática desportiva no MVI e no FPI.
De forma a obter a resposta aos objectivos da investigação, utilizamos uma amostra de dezoito indivíduos, com idades compreendidas entre os 4,7 e 9 anos. Os participantes em estudo assinaram o consentimento informado. De seguida realizamos uma entrevista semi-estruturada bem como, a medição dos testes em estudo: o MVI e o FPI.
Para análise dos dados recorremos ao programa Statistical Package of the Social Science (SPSS) versão 21.0, nomeadamente ao Qui-Square-Test e ao programa de Microsoft Office Excel®, a fim de obter melhor percepção sobre as tabelas e os gráficos.
Após verificação dos resultados verificamos que estatisticamente não existe relação com o MVI e o FPI, uma vez que o valor de p <0,05. Em relação aos objectivos secundários só evidenciamos uma associação significativa entre o pé direito e o pé esquerdo no teste do FPI.