Associação entre entorse da tibiotársica e o uso ou não de calçado desportivo do Taekwondo
Résumé
Com o aumento da popularidade do Taekwondo a nível nacional e mundial e com o desenvolvimento da modalidade enquanto desporto Olímpico surge a necessidade de otimizar as condições e conhecimento da modalidade.
Objetivo: Verificar a existência de uma associação entre o entorse da articulação tibiotársica com a utilização ou não de calçado desportivo no Taekwondo, assim como com a classe de idade, a carga de treino semanal e categoria de peso dos atletas de Taekwondo.
Materiais e Métodos: Numa amostra de 33 atletas de ambos os géneros, que representam vários clubes da Associação de Taekwondo do Distrito do Porto, foi utilizado um questionário para a avaliação e recolha de dados relacionados com a prática de Taekwondo, dados biográficos, sobre a utilização de calçado desportivo adequado à modalidade e sobra ocorrência de entorse da tibiotársica. Para a caracterização da amostra foram utilizadas as frequências absolutas e percentuais. Na determinação da associação entre o entorse da tibiotársica e o uso ou não de calçado desportivo, a classe de idade, a categoria de peso e a carga de treino semanal dos atletas, utilizou-se o teste exato de Fisher. Utilizou-se o programa informático Statystical Package for Social Sciences – versão 20 (IBM SPSS Statistics, 20.0 Chicago, Estados Unidos da América). O nível de significância estabelecido foi de 5%.
Resultados: Apenas se verificou associação entre a ocorrência de entorse da tibiotársica e a não utilização de calçado desportivo na prática de Taekwondo (p<0,001).
Conclusão: O calçado desportivo na prática de Taekwondo é protetivo relativamente às entorses da tibiotársica.