Avaliação das pressões plantares do andebolista no momento de remate em apoio
Résumé
Este estudo teve como objectivo avaliar as pressões plantares do andebolista durante o momento do remate em apoio.
Este é um estudo do tipo descritivo simples e teve como objectivo principal utilizar um sistema de medição de pressões plantares para obter os valores de pressão exercidos pelo pé durante o gesto técnico do remate em apoio.
O estudo foi composto por uma amostra de vinte e dois jogadores do Futebol Clube de Gaia, divididos entre o escalão júnior e sénior.
Foi apurada a altura, o peso e o número da sapatilha que os jogadores utilizavam durante o jogo, posteriormente foram colocados os sensores nas palmilhas e executados movimentos de remate em apoio para apuramento dos dados correspondentes às pressões ocorridas durante o gesto técnico de remate. Após obtenção de todos os valores foram determinadas as respectivas médias e o seu desvio padrão.
Após o tratamento estatístico foi possível verificar que ocorreu uma idade média de 21,18 anos, que 1,80m foi a altura média e que mais de 30% dos jogadores calçavam sapatilhas de número 45.
Houve neste estudo uma prevalência de jogadores com Pé Plano, ocorrendo em 54,5% dos casos e também 40,9% de Pés Cavos. No que diz respeito ao sistema WalkinSense, foi possível constatar que os locais onde ocorre maior pressão é na zona do antepé (Hállux e todas as cabeças metatársicas) sendo evidenciada uma maior pressão nos sensores 1e 2 que correspondem à zona da 1ª cabeça metatársica e do hállux respetivamente.
No andebol a zona do antepé é mais afectada e é onde ocorrem o maior número de alterações.