Prevenção do pé equino em doentes com hemorragia cerebral
Resumen
O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, da Escola Superior de Saúde Vale do Sousa, em Gandra, no ano letivo 2011/2012, inserindo-se no estágio clínico realizado numa unidade de cuidados intensivos neurocríticos, no universo temporal compreendido entre fevereiro e abril de 2012.
Após uma revisão da literatura relativamente a esta temática apenas se encontra um artigo científico publicado por Chang et al. (2013), com um estudo experimental randomizado, que usa um modelo de prevenção e reabilitação do pé equino muito semelhante ao aplicado neste estudo. Face a esta escassez de literatura publicada, este trabalho tenta dar uma resposta à preocupação sentida pelos Enfermeiros de Reabilitação num método eficaz na prevenção do pé equino.
O principal objetivo definido centra-se em avaliar os contributos das intervenções do plano de Enfermagem de Reabilitação na prevenção do pé equino em doentes com hemorragia cerebral. Quanto à metodologia, opta-se por um estudo experimental verdadeiro. A amostra é constituída por 30 doentes com hemorragia cerebral internados numa unidade de cuidados intensivos neurocríticos, dos quais 20 constituem o grupo experimental e 10 o grupo controlo. Existiram ainda 4 momentos de avaliação que consistem na avaliação do grau de espasticidade e da amplitude articular do pé em flexão e extensão.
Quanto aos resultados obtidos, verifica-se que os valores de significância são demasiado baixos em todas as variáveis para se assumir a normalidade da amostra, deste modo recorre-se a estatística não paramétrica.
Através da estatística não paramétrica é possível verificar que a implementação deste plano de reabilitação por parte do Enfermeiro de Reabilitação contribui para a prevenção do pé equino em doentes com HC.