BADS-C Instrument: uma perspetiva ecológica das funções executivas em crianças com hiperatividade e défice de atenção
Abstract
A Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA), assume-se como uma das perturbações neurocomportamentais mais estudadas na actualidade. A patologia atinge cerca de 5,3% das crianças a nível mundial, da qual se tem vindo a registar um aumento significativo na sua taxa de prevalência, durante a ultima década. Estudos recentes revelam que paralelamente aos sintomas cardinais (défice de atenção, hiperactividade e impulsividade), ocorre um comprometimento das funções executivas. Esta investigação objectiva o estudo do funcionamento executivo na PHDA, através da
bateria de aval iação Behavioral Assessment of the Dysexecutive Syndrome for Children
(BADS-C). Desenhada para avaliar a disfunção executiva em crianças, esta bateria baseia-se numa forte validade ecológica, possibilitando uma análise mais sensível, com obtenção de resultados válidos e fidedignos, colmatando as deficiências associadas aos testes convencionais.
A amostra consistiu 50 pacientes com PHDA (Média Idades= 8.79, DP = 1.706) e 50
pacientes pertencentes ao grupo de controlo (Média Idades= 9.86, DP = 1.678), avaliados através da bateria neuropsicológica BADS-C.
Os resultados obtidos pelo grupo de crianças portadores de PHDA, revelaram uma performance significativamente mais baixa, quer ao nível da pontuação total obtida, quer ao nível do tempo despendido para a execução da bateria, em comparação com o grupo de controlo.
A análise dos resultados obtidos através da BADS-C em ambos os grupos, revelam que crianças com PHDA, manifestam défices significativos no funcionamento executivo, observando-se uma prestação deficitária em comparação a crianças sem a patologia. A
elevada sensibilidade da bateria para a disfunção executiva nesta faixa etária, permitiu