Níveis de satisfação de indivíduos reabilitados com prótese fixa total inferior implanto-suportada
Resumo
Introduçao: As próteses implanto-suportadas apresentam-se como uma opção de tratamento viável, previsível e satisfatória para indivíduos desdentados totais inferiores.
Objectivos:
- Avaliar os impactos negativos na QVRSO de indivíduos reabilitados com prótese fixa total inferior implanto-suportada.
- Avaliar os níveis de satisfação de indivíduos reabilitados com prótese fixa total inferior implanto-suportada.
Metodologia: Avaliação de uma população de estudo de 30 indivíduos em três momentos temporais, tempo zero (t0), tempo um (t1) e tempo dois (t2), respectivamente antes do tratamento, decorrido um mês e decorridos seis meses após colocação de prótese implanto-suportada inferior. A população de estudo foi classificada de acordo com metodologia OMS, Oral Health Surveys, Basic methods, 4 ed. Geneva, 199730, para classificação dos indivíduos quanto ao uso de prótese. A polulação de estudo foi avaliada pelos indicadores simplificados de QVRSO, de acordo com Health Surveillance in Europe, 2005 Catalogue.
Resultados: Uma grande percentagem dos indivíduos, 47%, referiu sentir limitação funcional muito frequentemente antes do tratamento, ocasionalmente, 60%, após o tratamento e raramente, 60%, ao longo do tempo.
Dor e/ou desconforto foram referidos frequentemente por 47% dos indivíduos antes do tratamento, enquanto 77% referiram dor e/ou desconforto raramente após 6 meses do tratamento concluído.
A maioria dos indivíduos, 63%, referiu desconforto psicológico frequentemente antes do tratamento, enquanto 87% dos indivíduos sentiu desconforto psicológico apenas raramente 6 meses após o tratamento.