• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • English 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica e da Saúde
  • View Item
  •   Home
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais e do Comportamento
  • Psicologia
  • Psicologia Clínica e da Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Efeitos da perda de um relacionamento amoroso em estudantes do ensino superior

Thumbnail
View/Open
Tese de Mestrado_Vânia Bastos (376.2Kb)
Date
2012
Author
Bastos, Vânia Maria Ribeiro
Metadata
Show full item record
Abstract
A perda de um relacionamento amoroso é uma experiência comum nos estudantes do ensino superior, no entanto, para muitos destes jovens este evento pode ser considerado stressante e angustiante, colocando elevadas exigências às competências emocionais. Pretendemos com esta investigação entender a relação existente entre as Dificuldades de Regulação Emocional a Sintomatologia de Luto Complicado, de Pós-Stress Traumático e de Amarguramento, em estudantes do ensino superior relativamente à perda de um relacionamento amoroso. Neste estudo participaram 100 estudantes do ensino superior com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos e que experienciaram, pelo menos, uma perda de um relacionamento amoroso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa com a aplicação de quatro instrumentos, o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, a Escala de Impacto de Eventos – Revista e a Posttraumatic Embitterment Disorder Scale. Os resultados obtidos permitiram descrever a existência de sintomatologia de Luto Complicado, Traumática e de Amarguramento em jovens, após a perda de um relacionamento amoroso, assim como a pertinência das Dificuldades de Regulação Emocional na predição da sintomatologia de Luto Complicado, Traumática e de Amarguramento. Desta forma, os resultados foram de encontro com o esperado, verificando-se que os estudantes do ensino superior constituem uma população com elevado risco de apresentar sintomatologia de Luto Complicado, Traumática e de Amarguramento.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/233
http://hdl.handle.net/20.500.11816/233
Collections
  • Psicologia Clínica e da Saúde

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
CESPU CRL
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
CESPU CRL