Normalização do mini-mental state examination para a população de Benguela
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Pintos, Celeste Sebastião Eduardo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A normalização de instrumentos de avaliação neuropsicológica, para um determinado contexto regional e cultural, é um trabalho essencial para a comparação do desempenho do sujeito em relação ao seu grupo. O Mini Mental State Examination, é uma ferramenta especialmente útil na avaliação de sujeitos em risco de desenvolver doenças neurodegenerativas (MMSE). Pretendemos com este trabalho estudar a influência de algumas variáveis individuais como, a idade, o sexo, os anos de escolaridade e o tipo de profissão no desempenho do MMSE. Adicionalmente pretende-se efectuar a normalização do referido instrumento para a população de Benguela.
O MMSE foi aplicado a uma amostra de conveniência, constituída por 98 indivíduos, com mais de 40 anos de idade, sem historial de patologia neuropsiquiátrica e residentes em Benguela.
A análise multivariada efectuada através da regressão linear múltipla, identifica os anos de escolaridade como sendo a variável independente que melhor prevê o desempenho dos sujeitos no MMSE.
Os dados obtidos, vão de encontro aos obtidos por outros países de língua portuguesa, tais como o Brasil e Portugal. Estudos subsequentes devem determinar os pontos de corte acompanhados pelos valores de sensibilidade e especificidade para a população de Benguela.