Estudo do autoconceito dos jovens do ensino secundário
Resumo
O autoconceito integra-se na estrutura da actividade reflexa do sujeito e varia de
acordo com as novas situações experimentadas pelo indivíduo ou transições no
curso normal de sua vida. Deste modo, reflecte a percepção que cada indivíduo tem
de si. Este estudo foi desenvolvido com o objectivo principal de avaliar o
autoconceito dos jovens do ensino secundário do município de Benguela. É um
estudo quantitativo do tipo descritivo que incidiu numa amostra de 200 jovens de
distintas escolas do ensino secundário. Para o efeito utilizou-se a escala de Adriano
Vaz Serra «inventário clínico de autoconceito». Os dados obtidos foram analisados e
tratados no programa SPSS, versão 19. Verificou-se que 70.59% são do sexo
feminino e 69.39% do sexo masculino, sendo que os jovens do sexo feminino
evidenciaram valores de autoconceito mais elevados, com relação aos do sexo
masculino. Na generalidade, o autoconceito dos jovens nesse estudo obteve um
nível dentro dos padrões considerados normais, i.e., de 20-100 (Carapeta et al.,
2001). Pudemos concluir que, apesar da variação do autoconceito em relação ao
género, os jovens do ensino secundário do município de Benguela demonstraram ter
um nível de autoconceito considerado satisfatório, o que pode contribuir
fundamentalmente para a sua progressão académica como para o seu desempenho
profissional.