Socket Shield Technique
Résumé
Nos dias atuais, é cada vez mais comum a realização de extrações de dentes que estejam severamente comprometidos e substituí-los por implantes dentários. Após extração, existe uma reabsorção de osso alveolar que vai resultar numa perda de osso vertical e horizontal, tornando-se um dos fatores que subsequentemente se vai colocar como uma das maiores dificuldades na colocação de implantes. A técnica Socket Shield é uma técnica de preservação de osso alveolar em situações de implantes imediatos, essencialmente realizada no sector anterior, que se transcreve pela manutenção de uma secção vestibular da raiz dentro do alvéolo procurando manter o osso alveolar vestibular. O implante é posteriormente colocado por palatino/lingual conjuntamente com a raiz. O objetivo desta técnica é a manutenção do contorno ósseo e gengival da zona intervencionada.
Objetivo: Este trabalho tem como objetivos, segundo uma revisão de literatura, consciencializar e informar o profissional sobre a aplicação do “socket shield” em implantes pós-extracionais anteriores, apresentar os fatores necessários para utilização desta técnica, identificar as suas vantagens e desvantagens, explicar o conceito/realização da técnica, com a finalidade de esclarecer e guiar o clínico na prática de Implantologia de forma a que seja possível desempenhar esta técnica de maneira metódica e bem-sucedida.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa eletrónica na base de dados Pubmed, Wiley Online Library e Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, com o objetivo de fazer uma revisão de literatura acerca do tema “Socket Shield Technique”.
Considerações finais: A técnica Socket-Shield pode tornar-se como uma promessa na prática clínica de implantologia oral, contudo, não deve ser desempenhada na prática clínica de forma rotineira sem que maior número de ensaios clínicos sejam realizados.