Representações sociais do crime em adolescentes angolanos
Abstract
A delinquência é um fenómeno preocupante, ousamos afirmar, tanto a nível do Mundo, de África, de Angola como de Benguela.
O fenómeno delinquência faz parte do dia-a-dia dos angolanos, na actualidade, com particular ênfase nos maiores centros de concentração populacional como são as cidades, focalizando, no entanto, a relação do referido fenómeno com a formação dos jovens nas escolas. Benguela constitui outro foco de delinquência.
Todos os dias temos conhecimento de actos contra a lei que despertam o interesse dos investigadores que os tentam compreender, de forma a poderem preveni-los e até mesmo extingui-los.
Para melhor compreender esta problemática é importante conhecer as Representações Sociais sobre o Crime entre os Adolescentes e Jovens. A Teoria das Representações Sociais, enquanto instrumento de análise do contexto de formação, traz contribuições significativas para compreensão da construção e da consolidação dos conceitos partilhados pelos sujeitos pertencentes a um determinado grupo, possibilitando compreender a influência da formação na construção dessas representações.
Com base nisso, levanta-se como problema de investigação do meu trabalho, a possibilidade de através da Teoria das Representações Sociais, conhecer as concepções e conhecimentos explícitos e implícitos para os adolescentes/alunos da Escola do Ensino Secundário, I ciclo Comandante Augusto Chipenda de Benguela, acerca do crime.