Soluções irrigantes endodônticas e a sua ativação ultrassónica
Abstract
atualmente o hipoclorito e a irrigação convencional continuam a ser os meios de irrigação mais utilizados na prática clínica. No entanto, é importante perceber as vantagens que outros irrigantes possam trazer à desinfeção do SCR. Também a ativação de soluções parece tomar um papel preponderante na atualidade, nomeadamente a ativação ultrassónica, que aparenta trazer enormes vantagens para a desinfeção, especialmente quando nos deparamos com elevado grau de complexidade anatómica.
Objetivo: esta revisão bibliográfica pretende expor as principais caraterísticas dos irrigantes mais utilizados na atualidade e analisar as vantagens do uso dos ultrassons na ativação dos mesmo face a outras técnicas de ativação.
Materiais e metódos: foi efetuada uma revisão de literatura em distintas bases de dados científicas, PubMed, Researchgate e EbscoHost, reunindo-se um total de 46 artigos com relevância para a temática. Inclui-se também neste trabalho revisão de 4 livros.
Discussão: a literatura aponta para a existência de muitos sistemas de ativação do irrigante, que aparecem separados em duas categorias: técnicas de irrigação manual e técnicas de irrigação mecânica; atualmente ainda é a irrigação convencional por pressão positiva a mais difundida e utilizada nos consultórios. Existem vários estudos comparativos entre os mecanismos, no entanto, todos são unanimes na vantagem que traz a agitação à efetividade da irrigação, especialmente os métodos ativados ultrassonicamente, que são sempre dos mais visados. Naquilo que concerne ao irrigante, o NaOCl permanece como o gold standard da irrigação e cada vez mais parece necessário o uso de agentes quelantes. Apesar da morfologia da anatomia radicular interna, os irrigantes endodônticos têm um papel fundamental na otimização do preparo do canal radicular.
Conclusão: com esta revisão bibliográfica conclui-se que ainda é impossível obter uma desinfeção total do SCR mas que o uso dos ultrassons associados à irrigação nos garantem uma limpeza superior. O uso de agentes quelantes e soluções irrigantes antissépticas é sempre necessária. A melhoria desses protocolos é possível usando irrigantes e técnicas de agitação. Aliar o uso destes novos sistemas, ao conhecimento e discernimento do clínico, fazendo uso de uma ferramenta que oferece melhor qualidade, permite, sem dúvida, uma maior taxa de sucesso nos tratamentos endodônticos.