RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DE PLASMA RICO EM PLAQUETAS EM IMPLANTOLOGIA ORAL
Résumé
O plasma rico em plaquetas constitue um preparado autólogo obtido pela centrifugação de sangue do própio paciente cuja função é diretamente relacionada com a libertação dos fatores de crescimento das propias plaquetas. O seu uso como “bioestimulador” começou precisamente no âmbito da Cirurgía Oral e, hoje parece ser uma nova descoberta no âmbito da Implantología Oral, a realidade é que tal descoberta não é tão nova nem sempre foi tão valorizada como agora.
Com o presente estudo realizamos uma revisão da evidência científica disponível relativamente aos benefícios e riscos assim como protocolos e regimes de administração do PRP em cirurgía de colocação dos implantes dentários.
Conclusão: os estudos realizados possuem um nível de evidência baixo que nos impede de obter resultados conclusivos sobre os suos beneficios o riscos. É necessária a elaboração de protocolos para a sua obtenção, processamento ou ativação, assim como protocolos relativamente às doses, volumes e regimes de administração mais adequados.