Atitudes e Comportamentos de Saúde Oral em Estudantes de Medicina Dentaria do Instituto Universitário Ciências da Saúde (IUCS)
Résumé
A saúde oral é fundamental para a saúde em geral e crucial para ter qualidade de vida, tornando-se deste modo importante compreender a sua relevância em Medicina Dentária. Os estudantes de Medicina Dentaria, como futuros profissionais de saúde que se ocupam do tratamento e da prevenção das doenças orais e anexos, espera-se que sirvam de exemplo aos seus pacientes, familiares e amigos bem como da sua própria saúde oral. Dado que as atitudes dos estudantes, em relação a sua própria saúde oral afetam os seus hábitos e, eventualmente, isso tem relevância na melhoria da saúde oral dos seus pacientes.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivo verificar as atitudes e comportamentos de
saúde oral dos estudantes de Medicina Dentaria do (IUCS), nomeadamente, os hábitos de higiene oral da população em estudo, caracterização das atitudes e comportamentos da população em estudo, avaliar se o género tem influência nas atitudes e comportamentos de Saúde oral, avaliar se a idade e o ano de curso influenciam os comportamentos de Saúde oral, avaliar se o facto de algum dos pais serem médicos dentistas influencia as atitudes e comportamentos de Saúde oral, avaliar se o consumo de tabaco e álcool tem implicações nas atitudes e comportamentos de Saúde oral.
Materiais e métodos: Para chegar aos objetivos propostos foi utilizado como instrumento de investigação um questionário que incluía questões de escolha e um conjunto de 21 questões de resposta dicotómica que se encontra disponível da literatura e que tem vindo a ser usado para analisar as atitudes e comportamentos de saúde oral, intitulado por HUDBI (Hiroshima University Dental Behavioural Inventory). Para obtenção bibliográfica foi feita uma pesquisa on-line, em bases de dados de artigos científicos e motores de busca, como o Google Scholar PubMed e ScienceDirect. Após a recolha dos questionários, todos os dados foram devidamente introduzidos em formato digital, com recurso ao uso do Excel 16.0 versão 1. A amostra foi constituída por 160 participantes, alunos a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina Dentária do IUSCN com idades compreendidas entre os 17 e os 31 anos de idade.
Resultados: Os resultados apresentados evidenciam que, no geral, existem boas atitudes e comportamentos de SO, por parte doa alunos inquiridos.
Discussão: Tendo como referência a pesquisa bibliográfica e os resultados obtidos, foram analisados aspetos relacionados, como a influência da idade, o ano de curso e do género nos comportamentos de Saúde oral. Avaliar se o consumo de tabaco e álcool tem implicações nas atitudes e comportamentos de Saúde oral e ainda se o facto de algum dos pais serem médicos dentistas ou ex-médicos dentistas Influência essas atitudes e comportamentos.
Conclusões: A população de estudo revelou no geral ter bons hábitos de higiene oral, assim como as atitudes e comportamentos de saúde oral, apesar de existir espaço par serem melhorados. As atitudes e comportamentos melhoram, progressivamente, ao longo do curso e idade, verificou-se também haver uma ligeira melhoria daqueles que tinham pais da mesma área, não sendo de todo expressiva o suficiente para poder constatar se existe ou não influência com segurança. Os alunos fumadores tendem a ter atitudes e comportamentos mais adequados, e nos que consomem álcool não se verificou influência nas atitudes e comportamentos