A importância das soluções irrigadoras na endodontia: comparação entre Hipoclorito de Sódio e a Clorohexidina
Resumo
O objectivo do tratamento endodôntico consiste na eliminação das bactérias e dos seus metabolitos presentes nos canais radiculares de dentes com patologia pulpar e periapical assim como do tecido necrótico. Para que o sucesso do tratamento seja alcançado é fundamental que os microorganismos sejam completamente eliminados, caso contrário, ao persistirem no interior dos canais, uma reinfecção irá surgir e desta forma comprometer o tratamento efectuado anteriormente.
O tratamento endodôntico consiste em três etapas: a instrumentação, a irrigação e a obturação. A irrigação desempenha um papel de extrema importância na eliminação dos microorganismos devido á sua acção antimicrobiana além de possuir propriedades que aumentam a eficácia da instrumentação.
O NaOCl é o irrigante mais utilizado na prática clínica, apesar das suas limitações, pois preenche requisitos que mais nenhum outro irrigante é capaz de preencher. Tem elevada acção antimicrobiana e é capaz de dissolver o tecido.
A CHX é outra solução irrigadora utilizada na endodontia devido á sua potente acção antimicrobiana. O seu espectro de acção é enorme, sendo eficaz contra uma vasta gama de microorganismos além de possuir substantividade que torna a sua acção antimicrobiana ainda mais eficaz. No entanto a CHX também apresenta desvantagens.
Ambos os irrigantes podem ser utilizados em endodontia, é necessário conhecer as suas propriedades e em que situação é possível utilizar cada um deles