Cuidados continuados e paliativos (CCP): um estudo descritivo sobre o conhecimento de estudantes de áreas da saúde
Resumo
Objetivo: Perceber o conhecimento que uma amostra de estudantes da área da saúde tem sobre Cuidados Continuados e Paliativos, e compará-lo com uma amostra de estudantes de outras áreas.
Método: Foi construído um questionário composto por 25 questões fechadas e duas abertas o qual foi aplicado a uma amostra de 335 estudantes universitários de ambos os sexos a frequentar o penúltimo ou último ano do seu curso, dividida em dois grupos: Saúde (N= 238) e Não Saúde (N=97).
Resultados: Os estudantes de saúde mostraram, conforme esperado, ter um conhecimento superior em cuidados continuados e paliativos comparativamente aos estudantes de outras áreas.
Conclusões: Os estudantes de saúde evidenciam défices no conhecimento das práticas exercidas nas unidades de CCP. Os estudantes de saúde revelaram-se despreparados para o cuidado de doentes em fase terminal e/ou situação de dependência, bem como para comunicar más noticias, sentindo necessidade de inclusão destas temáticas nos seus cursos. Há pois que repensar a alteração dos planos curriculares de cursos de áreas da saúde.