Implicações do Uso da Chupeta na Amamentação e na Oclusão Dentária
Abstract
A chupeta é um hábito de sucção não nutritivo. Os benefícios desta prendem-se à analgesia e prevenção da síndrome da morte súbita infantil, enquanto que como efeitos negativos poderá levar a um desmame precoce e má oclusão dentária. Como hábito nutritivo, temos a amamentação, sendo o leite de elevada qualidade essencial para o bom desenvolvimento do bebé. A OMS defende amamentação exclusiva até aos 6 meses e a partir daí complementada até aos 2 anos. A má oclusão na dentição decídua é considerada um problema de saúde pública. É uma condição multifatorial, entre os quais, o uso da chupeta. O tratamento precoce desta é uma prioridade.
Objetivos: avaliar a interferência do uso da chupeta e do momento da introdução desta na longevidade da amamentação. E avaliar a longevidade do uso da chupeta na oclusão dentária.
Materiais e Métodos: este estudo de caráter observacional e transversal foi realizado através da entrega de um questionário às mães, cujo filho, cumprisse os critérios de inclusão. Após preenchimento do questionário foi observada diretamente a cavidade oral da criança. A amostra foi constituída por 265 participantes e utilizou-se testes estatísticos de qui-quadrado com um nível de significância de 0,05.
Resultados: a duração da amamentação, num período ≤ 6 meses ou > 6 meses, está estatisticamente dependente do uso da chupeta (p<0,05). Por outro lado, a duração da amamentação é estatisticamente independente do momento da introdução da chupeta (p>0,05). Existiu uma associação estatisticamente significativa entre a duração do uso da chupeta, ≤ 24 meses e > 24 meses, e a má oclusão (p<0,05). Dentro da má oclusão, a mordida aberta está dependente da duração do uso da chupeta, tal como a ligeira mordida aberta com canino cruzado (p<0,05). As restantes más oclusões são independentes da duração do uso da chupeta (p>0,05).
Conclusão: o uso da chupeta leva a um desmame precoce, no entanto, a longevidade da amamentação é independente do momento da introdução. A duração da chupeta, por mais de 24 meses, provoca má oclusão, sendo a mordida aberta a mais prevalente.