Zirconia em odontologia : vantagens e desvantagens
Abstract
As restaurações em zircónia são um valor acrescentado numa sociedade onde a estética em geral e, em particular, a estética dentária têm um grande impacto. Dentro dos materiais cerâmicos, a zircónia está indicada na reabilitação oral quando existe necessidade de biocompatibilidade, resistência mecânica e estética.
No entanto, a opacidade do óxido de zircónio, que prejudica a sua estética, a cimentação, que pode ser dificultada pela incapacidade do condicionamento interno do elemento dentário, o seu envelhecimento rápido promovido pela humidade presente na cavidade oral favorecendo a degradação e prejudicando o trabalho a longo prazo, as baixas temperaturas que levam a uma transformação de fase e forma, podem suscitar dúvidas quanto ao uso deste material em Medicina Dentária.
Entre as várias formas de zircónia, a mais estável em Medicina Dentária é a tetragonal que toma a designação de óxido de zircónio.
O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão da literatura científica sobre a aplicação de zircónia em reabilitação oral, suas vantagens e limitações, assim como a viabilidade de seu uso a longo prazo.