TRATAMENTO DAS PERI-IMPLANTITES COM O USO DO LASER DE Er,Cr: YSGG
Résumé
O tratamento do edêntulismo mediante implantes dentários tem-se revelado uma técnica cada vez mais frequente na saúde dentária moderna. A alta taxa de sobrevivência dos implantes osteointegrados de titânio é uma evidência na literatura, assim como o sucesso dos distintos tipos de restaurações realizados sobre os mesmos.
A literatura refere que os implantes, à semelhança do que sucede com os dentes, não estão isentos de complicações ou doenças, nomeadamente mucosite e peri-implantite. Nestas doenças infeciosas torna-se fundamental diminuir a carga bacteriana, através de técnicas convencionais ou utilizando uma tecnologia cada vez mais presente na medicina dentária como é o laser, nomeadamente o Waterlase (Er,Cr:YSGG).
A classificação de ambas as doenças peri-implantares, assim como a abordagem terapêutica, torna-se difícil pois até à data não existe consenso na comunidade (que se espera alcançar no Workshop de Novembro) e os estudos existentes sobre o tema não permitem uma comparação fiável devido à ausência de critérios uniformes e estudos homogéneos.