Sobredentaduras Implanto-Suportadas
Resumo
O uso de próteses convencionais totais está associado a diversos problemas como: falta de estabilidade, suporte e retenção.
Segundo o consenso de McGill (2002) e York (2009), as sobredentaduras são uma óptima opção para a reabilitação dos pacientes edêntulos proporcionando conforto, estética, restauração da função mastigatória, melhoramento do bem-estar psicológico e social.
Esta opção de tratamento requer o uso de sistemas de fixação que conectam a prótese ao implante. No entanto, cada sistema de conecção tem as suas vantagens e desvantagens, o que deve ser considerado aquando da escolha do sistema.
O objectivo principal deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica abordando a temática da aplicação das sobredentaduras implanto-suportadas.
Este trabalho foi baseado numa revisão bibliográfica. Para tal foi realizada uma pesquisa nas seguintes base de dados Ebscohost, PubMed, Medline, Scielo, EMBASE, ISI Web of Knowledge, Google scholar, SciELO. Nas que pesquisei foram encontrados 250 artigos de interesse, dos quais 50 possuíam os critérios de inclusão definidos.
Os resultados permitem concluir que perante os dados recolhidos constatamos que existe um consenso geral de que as sobredentaduras proporcionam maior satisfação ao paciente do que as próteses convencionais completas, permitindo uma melhor estética, melhor oclusão em relação cêntrica e melhor fonética, relativamente ao melhor sistema de retenção são existe um especifico pois cada caso é um caso, mas seja qual ele for os pacientes com Sobredentaduras senten-se satisfeitas por posuí-la.