Distress emocional e neurocognição em pacientes portadores do HIV: um estudo realizado no Centro Elavoco da Cidade do Huambo
Fecha
2018Autor
Muanza, Maria Isabel Cativa Muanassala
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Distress Emocional e Neurocognição em Pacientes Portadores HIV. O estudo foi realizado no Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária de HIV/Sida denominado "Elavoko" (Esperança) na Cidade do Huambo, Angola. O estudo realizado foi de estrema importância quanto à forma de abordagem do problema. Tem aspeto inovador, pois propõe ações de melhoria de qualidade de vida destes Pacientes e a possibilidade de enveredarem para a Resiliência. Tem objetivo de identificar e valorizar os problemas Psicossociais e Neurocognivos de pessoas que vivem com HIV/Sida.
A população alvo para este estudo foi de 408 Pacientes, sendo 300 pacientes do sexo Feminino e 108 do sexo Masculino, com idade compreendida entre 19 a 67 anos.
A amostra foi de 198 pacientes, sendo 51do sexo Masculino e 147 do sexo Feminino, com idade compreendida entre 19 a 67 anos, Nota-se que a percentagem dos Pacientes é mais do sexo Feminino.Com base nos critérios dos instrumentos usados com HADS e MEEM.
Este trabalho de investigação concluiu que, realmente, existem pacientes afetados pelo HIV/SIDA, que apresentam distress, sobretudo pacientes do sexo Feminino.