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A indução afectiva em cenários de realidade virtugal: a importância da tridimensionalidade na avaliação da sensação de presença

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Tese Mestrado_Ana Ribeiro (1.040Mb)
Date
2013
Author
Ribeiro, Ana Catarina Oliveira da Silva
Metadata
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Abstract
A Realidade Virtual tem vindo a ser utilizada na indução de emoções, uma vez que permite uma exposição simulada sem os perigos do mundo real, e associada a respostas emocionais de maior validade ecológica. Neste sentido, a literatura especializada, tem anunciado que a tridimensionalidade confere maior sensação de presença, possibilitando uma melhor emulação da realidade num ambiente laboratorial. A presença, enquanto experiência de “estar lá”, num determinado ambiente mediado, tornou-se intimamente associada à RV. O presente trabalho tem como objectivo verificar, se a visualização dos Cenários de Indução Afectiva 3D induz uma maior sensação de presença comparativamente aos seus homólogos apresentados com a tecnologia 2D. Apresentamos a 30 participantes os Cenários de Indução Afectiva 3D em ambas as modalidades de visualização (2D vs. 3D), simultaneamente efectuavam-se registos psicofisiológicos da Actividade Eletrodérmica e do Ritmo Cardíaco e, no final da visualização de cada cenário, aplicamos a escala de dominância do Self-Assessment Manikin adaptada para medir a presença, bem como o Slater- Usoh-Steed Questionnaire, que é um instrumento de auto-relato para avaliação da sensação de presença provocada. Os resultados globais sugerem que a estimulação por tecnologia 3D induz uma maior sensação de presença, comparativamente à tecnologia tradicional 2D.
URI
https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/293
http://hdl.handle.net/20.500.11816/293
Collections
  • Neuropsicologia Clínica

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