Ineco frontal screening: sensibilidade e especificidade na avaliação breve do funcionamento executivo em donetes de parkinson
Voir/ Ouvrir
Date
2013Auteur
Moreira, Joana Cristina Coelho Aparício Meireles
Metadata
Afficher la notice complèteRésumé
A avaliação neuropsicológica de portadores de doença de Parkinson (DP) tem sido de fundamental importância para definição de resultados em procedimentos clínicos, cirúrgicos, experimentais ou para diagnóstico de demência nestes doentes. No entanto, ainda não existe consenso quanto aos testes neuropsicológicos necessários e padrões de comprometimento esperados. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a sensibilidade e especificidade do teste Ineco Frontal screening na avaliação breve do funcionamento executivo em doentes com Parkinson. Utilizou-se também a bateria de avaliação das funções executivas (BADS) para podermos comparar os resultados com uma bateria mais robusta.
Material/Métodos: Foram avaliados 43 sujeitos com idades entre os 50 e os 76 anos de idade, e divididos em dois grupos: o Grupo de Controlo composto por 23 sujeitos não portadores de doenças psiquiátricas ou neurológicas, o Grupo Experimental composto por 20 sujeitos com diagnóstico de doença de Parkinson e sem outra doença neurológica ou psiquiátrica. Em ambos os grupos foi aplicada a BADS, O INECO Frontal Screening e o Inventário Depressão de Beck- II (BDI-II).
Resultados: O teste IFS revelou uma sensibilidade e especificidade inferior à BADS, na avaliação breve do funcionamento executivo em doentes com Parkinson.
Discussão: Os resultados obtidos podem ser explicados pela limitação desta investigação, que diz respeito ao número reduzido da amostra. Sendo uma lacuna, para o estabelecimento de padrões adequados a esta população.