Configuração emocional e tomada de decisão em pacientes depressivos com e sem tentativa de suicidio
Resumo
O objectivo deste estudo foi o de investigar se existem diferenças a nível de reactividade emocional bem como, na capacidade de decisão entre pacientes depressivos e pacientes depressivos com tentativa de suicídio.
Método: 30 pacientes com depressão e tentativa de suicídio (M idades = 41.13 e DP = 7.76) e 30 pacientes com depressão sem tentativa de suicídio (M idades = 48,20 e DP = 6.02) de ambos os géneros foram avaliados pelo Mini-Mental State Examination (MMST), Wisconsin Card Sorting Test (WCST), Iowa Gambling Task (IGT) e Beck Depression Inventory (BDI). Os participantes observaram também um filme de conteúdo tristeza e seguidamente preencheram a Escala de Emoções, Sensações e Cognições (EESC96) resultante da versão modificada da Differencial Emotion Scale desenvolvida por Izard (Queirós, 1997). Ao grupo de depressão com tentativa de suicídio aplicou-se também o Beck Suicide Inventory (BSI) para fins de exclusão/inclusão na amostra.
Resultados: Os resultados revelam que pacientes com depressão e tentativa de suicídio apresentam um maior loading emocional e maiores défices na capacidade de decisão em comparação com o grupo de pacientes com depressão sem tentativa de suicídio.