Relatório de estágio II de Mónica Filipa da Silva Amaral Pinto
Voir/ Ouvrir
Date
2018Auteur
Pinto, Mónica Filipa da Silva Amaral
Metadata
Afficher la notice complèteRésumé
Na fase final do curso Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, surge um novo desafio: o contacto com a realidade profissional do farmacêutico no mercado de trabalho. O estágio curricular representa uma das etapas mais importantes do ciclo de aprendizagem, sendo o elo de ligação entre o conhecimento teórico adquirido e a prática profissional. Desta forma, realizei dois estágios em duas áreas distintas de trabalho de um farmacêutico: a Farmácia Hospitalar e a Farmácia Comunitária.
De 1 de março a 30 de abril de 2018, o estágio foi realizado nos serviços farmacêuticos do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE – Unidade Hospitalar de Vila Real, sob a orientação da Dra. Almerinda Alves, Diretora Técnica dos Serviços Farmacêuticos.
De 3 de maio a 31 de julho de 2018, o estágio decorreu na Farmácia Moderna, sob a orientação da Dra. Ana Clara Rocha, Diretora Técnica da farmácia.
Através das duas modalidades de estágio tive a oportunidade de conhecer áreas diferentes em que o farmacêutico realiza funções imprescindíveis. Se na perspetiva hospitalar foi possível um relacionamento com terapias farmacológicas exclusivas; o contacto direto com o utente na farmácia comunitária permitiu um acompanhamento continuo da sua evolução patológica. Em ambas, está inerente um constante desafio, no sentido de satisfazer as necessidades do doente.