Emoção musical na interferência de mecanismos atencionais
Abstract
O presente estudo, num primeiro momento testou a eficácia de 2 excertos
melódicos diferentes a nível de composição musical na indução dos estados
emocionais de alegria e tristeza. Neste estudo participaram 109 indivíduos saudáveis,
com idades compreendidas entre os 19 e 35 anos, que avaliaram os estados
emocionais imediatamente após à exposição a cada uma das 2 melodias sugeridas.
Para a recolha das respostas emocionais foi utilizado as escalas de valência e
intensidade do teste Self-Assessment-Manikin (Bradley & Lang 1994). No geral, os
resultados demonstraram que os estímulos utilizados para induzir alegria e tristeza
foram eficazes, sugerindo a sua utilidade na indução de emoções em estudos
experimentais.
Num segundo momento a intenção do estudo foi testar a eficácia da
interferência dos 2 excertos melódicos nas seguintes quatro dimensões atencionais do
Teste d2: Total de Eficácia, Índice de Concentração, Índice de Variabilidade e
Percentagem de Erros. Neste estudo a amostra foi constituída por 30 indivíduos
saudáveis do sexo masculino com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos de
idade. Ao mesmo tempo que ouviam cada excerto melódico, os sujeitos tiveram que
executar o teste d2.
No global, os resultados atencionais mostraram-se diferentes, aquando a
utilização dos excertos melódicos como interferência.