Bioengenharia de Tecidos na Regeneração Periodontal
Résumé
Com o passo dos anos, os periodontologistas têm procurado diferentes abordagens para reparar as diversas situações que surgem na perda do suporte periodontal. Estas terapias incluem uma variedade de procedimentos cirúrgicos e uso de determinados materiais.
Na atualidade, a regeneração periodontal considera-se biologicamente possível, mas clinicamente imprevisível. Como resultado da investigação, tem surgido uma série de técnicas clínicas que permitem o uso da engenharia de tecidos com o objetivo de conseguir uma regeneração e reparação mais adequada dos defeitos periodontais.
A bioengenharia de tecidos é um campo interdisciplinar que combina os princípios da Engenharia e da Biologia para o desenvolvimento de substitutos biológicos que possam restaurar ou melhorar a função de órgãos e tecidos.
Esta abordagem baseia-se em 3 componentes principais, “steam cells”, “scaffolds” e fatores de crescimento. Todos estes elementos foram integrados dentro da investigação na área da periodontologia, ampliando novas perspectivas e caminhos na medicina regenerativa.