PRF - Indicações e Aplicações Clínicas em Medicina Dentária
Resumo
Os procedimentos cirúrgicos são intervenções que visam reabilitar a função e a fisiologia e, na maioria das vezes, são muito invasivas e originam situações de desconforto ao paciente. Com o evoluir da medicina regenerativa, iniciou-se uma série de estudos sobre aditivos cirúrgicos que auxiliam no processo de cicatrização desses procedimentos.
A fibrina rica em plaquetas (PRF) foi desenvolvido por Choukroun em 2001 é um biomaterial de cicatrização com um grande potencial para regeneração de tecido ósseo e tecido mole. É utilizado em cirurgia oral, maxilofacial, endodontia regenerativa, regeneração periodontal, entre outros.
O PRF acelera a cura fisiológica das feridas, a regeneração óssea, estabilização de enxertos, selagem de ferida e ainda na hemostasia. O seu protocolo baseia-se na centrifugação do sangue do paciente, sem aditivos, sendo um procedimento totalmente autólogo.
É um procedimento pouco dispendioso, rápido e de fácil utilização, tornando-o um material com bastante interesse clínico em Medicina Dentária.