Regeneração Periodontal de Defeitos de Furca: O Estado da Arte
Resumen
São três os principais objectivos da presente revisão narrativa: avaliar os tipos de materiais existentes na actualidade para a regeneração periodontal de defeitos de furca, as diferentes opções terapêuticas existentes e, por fim, a evidência existente relativamente à eficácia dos materias regenerativos na terapia periodontal, aplicados a defeitos de furca.
Os defeitos de furca apresentam um dos maiores desafios na terapia periodontal devido ao facto de os dentes multirradiculares com esta patologia responderem menos favoravelmente à terapia periodontal convencional. Vários procedimentos regenerativos, assim como diversos materiais, têm sido propostos e aplicados com o objetivo de eliminar o defeito da furca ou reduzir a profundidade do mesmo.
O recurso a materiais regenerativos contribui para melhores resultados clínicos quando comparado com o desbridamento cirurgico simples. No entanto a literatura é escassa no que se refere a resultados histológicos e relativamente à opinião do paciente. Desta forma, adições metodológicas são desejáveis, de forma a fornecer à comunidade cíentífica informações criticas para melhorar a compreensão da influência das diversas terapias na regeneração periodontal de defeitos de furca.
Para a realização da presente revisão narrativa, fez-se uma pesquisa de artigos científicos recorrendo-se a bases de dados creditadas tais como: PubMed/MedLine, European PMC, EbscoHost, Researchgate e Google Académico disponíveis pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde