A Toxina Botulínica no Tratamento do Bruxismo
Resumen
O bruxismo é uma manifestação geral muito frequente no consultório dentário. Embora não cause problemas que possam ameaçar a vida, o bruxismo afeta a qualidade de vida em diferentes aspetos e o controlo pode ser complicado para o Médico Dentista, às vezes confrontado com o fracasso terapêutico dos tratamentos tradicionais.
Objectivos : Os objetivos são a avaliação da eficácia da toxina botulínica no tratamento do bruxsimo, da sua aplicação nas fases do tratamento, e dos diferentes protocolos de tratamento com esta toxina.
Metedologia: Pesquisa realizada na base de dados PubMed, ResearchGate e Science direct com recurso às palavras-chave “Bruxism”, “Botulinium toxin”, “Treatment”, “Myofascial Pain”
Discussão : Existem vários tratamentos disponíveis na terapêutica do bruxismo. Contudo, após terem falhado os tratamentos tradicionais, os Médicos Dentistas têm mais uma opção, as injeções de toxina botulínica. Foram realizados estudos que permitiram perceber que esta toxina consegue resultados significativos no tratamento do bruxismo.
Conclusão : O tratamento do bruxismo com injeções é altamente eficaz, e verificamos que têm resultado na maioria das vezes após tratamentos convenionais falhados.
Existem diversas técnicas de apliação de injeções, dependendo do músculo injetado, das marcas de Toxina Botulínica, dificultando assim a uniformização dados observados.