Alterações Cromáticas no Setor Anterior com Técnicas Minimamente Invasivas: Microabrasão e Microinfiltração
Resumo
A microabrasão é considerada um excelente método para a remoção de manchas intrínsecas do esmalte, como também para a correção de irregularidades na superfície dentária. Os fatores mais importantes que contribuem para o sucesso do tratamento são a localização e a profundidade da mancha ou defeito de esmalte, levando desta forma à realização de um correto diagnóstico e ao alcance de resultados estéticos satisfatórios.
A microinfiltração impede a mecânica interna dos fluidos, bloqueando a progressão da lesão através do fortalecimento da estrutura do esmalte. ICON® (DMG, Germany) apresenta-se como uma resina fotopolimerizável de baixa viscosidade que irá penetrar no interior da lesão, preenchendo, fortalecendo e estabilizando o esmalte desmineralizado sem provocar danos à estrutura dentária. Esta resina apresenta um índice de refração da luz semelhante à do esmalte saudável, o que leva a uma melhoria da superfície da lesão.
O futuro deverá passar não somente pela obtenção de tratamentos com elevados padrões de estética, mas também por assegurar a efetividade dos mesmos e a sua previsibilidade a longo prazo.