Sinusite: Uma Complicação da Cirurgia da Elevação do Assoalho do Seio Maxilar pela técnica da Janela Lateral
Abstract
A sinusite aguda pós operatória é uma das possíveis complicações da cirurgia da elevação do assoalho do seio maxilar. De facto, em situações de atrofia do osso maxilar e pneumatização dos seios maxilares, é aconselhável a utilização desta técnica para a colocação de implantes osseointegrados. É um procedimento comum que aumenta a quantidade de osso no maxilar superior na região dos pré-molares e molares superiores. O material de enxerto considerado como ”gold-standard" é o osso autógeno, obtido a partir de diferentes regiões da cavidade oral.
As complicações são relatadas na literatura como sendo pouco frequentes. A sinusite faz parte das possíveis complicações que pode ser tratada.
Uma abordagem multidisciplinar do paciente e a sua anamnese minimiza o risco de complicações pós-operatórias.
Objetivos: Esta revisão narrativa tem como objetivo descrever a origem da sinusite, conhecer as manifestações e complicações orais; como consequência da cirurgia de elevação do assoalho do seio maxilar para a colocação de implantes dentários.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa eletrónica na base de dados Pubmed, Reasearch gate e Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, com o objetivo de fazer uma revisão de literatura acerca do tema: “Sinusite: uma complicação da cirurgia da elevação do assoalho do seio maxilar pela técnica da janela lateral”.
Considerações finais: O aumento do assoalho sinusal maxilar aplicando a técnica da janela lateral com material de enxerto é um procedimento cirúrgico seguro, previsível e de rotina confiável com baixa morbidade previsível. A sinusite é uma possível complicação pós-operatória passível de tratamento através de medicação e/ou intervenções cirúrgicas