Intervenção psicológica no cuidado ao doente dermatológico crónico
Abstract
A presente dissertação explora a temática da intervenção psicológica e qualidade de vida do doente psoriático através de dois manuscritos. O primeiro intitulado “Perceção da importância e disponibilidade para uma intervenção psicológica ao doente dermatológico crónico” tem como objetivo avaliar a perceção da importância e disponibilidade para uma intervenção psicológica do doente dermatológico no cuidado das dermatoses crónicas. Foram avaliados 147 pacientes com diagnóstico de psoríase, cujos resultados revelam correlações significativas positivas entre a importância que o doente atribui a uma intervenção psicológica e a possibilidade deste aderir à intervenção psicológica focalizada na doença dermatológica com as variáveis demográficas, clínicas e do cuidado da doença.
O segundo intitulado “Auto-Compaixão, Aceitação da Doença e Flexibilidade Psicológica na Qualidade de Vida e Imagem Corporal do Doente Dermatológico” avalia a importância das variáveis de autocompaixão, aceitação da doença e flexibilidade psicológica na qualidade de vida e na imagem corporal do doente dermatológico. Foram avaliados 75 pacientes com diagnóstico de psoríase. Os resultados demonstram associações entre a qualidade de vida e imagem corporal com as variáveis clínicas e de mindfulness. As variáveis de aceitação da doença e flexibilidade psicológica e o autojulgamento predizem 34.1% da qualidade de vida. Por outro lado, a sobre-identificação e autobondade predizem 43.4% da imagem corporal.
Em conjunto, estes estudos clarificam o impacto da psoríase na qualidade de vida e imagem corporal do doente, bem como a importância de uma intervenção psicológica focada na doença dermatológica, através de terapias convencionais e terapias de 3ª geração baseadas no mindfulness.