Facetas Diretas em Resina Composta
Résumé
Um sorriso harmonioso, dentes claros, com contornos e formas adequadas são caraterísticas de uma aparência saudável e natural, que quando não estão presentes podem proporcionar variações comportamentais, psicológicas e sociais. Deste modo, o restabelecimento da estética e da função apresenta-se como o objetivo primordial da dentisteria estética. As facetas diretas em resina composta apresentam-se como uma opção de tratamento minimamente invasivo em dentição com alteração de forma e de cor.
Objetivo: Estudar a aplicabilidade das facetas diretas em dentes anteriores em resina composta no restabelecimento estético-funcional em diferentes situações clínicas.
Materiais/Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica online, em diferentes bases de dados Pubmed, Ebsco e Scielo, através do motor de busca Google. Toda a pesquisa realizada encontra-se limitada a artigos acessíveis para leitura, publicados entre os anos 2001 e 2017.
Desenvolvimento: As facetas diretas em resina composta apresentam uma alternativa estética em dentição com alteração de forma e de cor. Etapas como seleção da resina composta, planeamento do sorriso, seleção da cor e planeamento do caso tornam-se essenciais para o sucesso do tratamento restaurador. As facetas diretas em resina composta são portadoras de vantagens, mas também limitações, que podem levam ao insucesso do tratamento.
Conclusão: As facetas diretas em resina composta possuem a valência de corrigir alterações de cor, forma, textura e posição. A presença de hábitos parafuncionais, o alto risco de pigmentação da restauração (ex.: devido a hábitos alimentares ou tabagismo), a deficiente higiene oral, dentição muito escurecida e dentes severamente apinhados, vestibularizados ou rodados, poderá levar ao fracasso do tratamento.