Branqueamento Interno na Atualidade: a propósito de um caso clínico
Resumo
O branqueamento de dentes definitivos não vitais é considerado um tratamento estético conservador para dentes escurecidos revelando diversas etiologias e opções de tratamento.
Objetivos: Esta revisão narrativa tem como objetivos dar a conhecer as causas do escurecimento dentário, técnicas e agentes branqueadores, assim como possíveis efeitos adversos do branqueamento interno. Fundamentado com um caso clínico.
Metodologia Bibliográfica: A pesquisa de referências bibliográficas foi efetuada nas bases de dados Pubmed, Google Académico, Research Gate e ebsco-host, obedecendo a critérios de inclusão e exclusão definidos por mim.
Fundamentação Teórica: Os dentes definitivos escurecidos por tratamentos endodônticos em regiões anteriores são um desafio para os médicos dentistas. As causas deste escurecimento podem ser extrínsecas ou intrínsecas.
A solução para esta alteração de cor passa por métodos exequíveis tanto em casa como em consultório. Para tal, foram mencionadas técnicas como walking bleach, in-office e inside-outside technique usando os agentes branqueadores peróxido de carbamida e peróxido de hidrogénio.
Um correto diagnóstico e escolha de procedimento pode reduzir o aparecimento de complicações futuras.
Conclusão: O branqueamento interno é uma técnica segura que resolve de forma eficaz aquilo a que se propõe. Uma história clinica aprofundada pode levar a melhores resultados, maior satisfação e redução de recidivas.