Vantagens do PEEK na Prótese Fixa
Abstract
Hoje em dia as restaurações na cavidade oral livres de metal são a cada vez mais importantes em medicina dentaria, tanto por estetica como pela busca de materiais mais compatíveis com o osso. Um desses materiais é o PEEK (Poliethertherketona). Este material graças a suas propriedades esta começando a ser a cada vez mas utilizado.
Objectivo: Objectivo seria determinar as vantagens e desvantagens do PEEK em comparação com os materiais utilizados até hoje em Prótese fixa.
Materiais e métodos: Realizou-se uma revisão bibliográfica, com as seguintes palabras chave, biocompatibilidade, polyetheretheketone e prótese fixa. A pesquiza blibliografica foi realizada nas bases de dados da Pubmed, Scielo Scopus, artigos em revistas dentárias com o PEEK em Próteses Dentária. Foram encontrados um total de 80 artigos dos quais foram seleccionados 31 para a realização deste trabalho.
Estado atual do tema: O PEEK pode-se combinar com outros materiais como a fibra de carbono ou partículas de cerâmica (BioHPP), assim conseguimos melhorar algumas de suas propriedades. O PEEK reforçado com fibra de carbono é inclusive comparável com a cortical do osso e a dentina, diminuindo assim o stress que pode produzir ao osso e evitando reabsorções e danos futuros.
Conclusão: O PEEK a pesar de ter excelentes propriedades físicas e biológicas carece de estudos clínicos a longo prazo. Este material composto parece ser uma superestrutura adequada em Medicina Dentária.