Atualização dos ProtocolosTerapêuticos nos Traumatismos Dentários na Dentição Temporária
Résumé
As lesões dentárias traumáticas podem variar de uma simple lesão de esmalte à avulsão total da peça dentária. Os traumatismo na dentição temporária, podem afetar a vida da criança, sua aparência, linguagem, posição dos dentes temporários e causar danos na dentição permanente, dando origem a problemas funcionais, estéticos, psicológicos e sociais.
OBJETIVOS: Através de uma revisão narrativa, dar a conhecer a prevalência dos traumatismos da dentição temporária, su etiologia, fatores predisponentes, prevenção, como realizar o diagnóstico, as actualizações dos protocolos de tratamento publicados em 2012, de acordo com a International Association of Dental Traumatology (IADT) e por último, as recomendações pós-traumatismos.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa bibliográfica foi realizada através das bases de dados: PuBmed, Medline, Google Acadêmico, SciELO e livros de especialidade Odontopediatria dos últimos dez anos.
RESULTADOS: Os traumatismos dentários tem uma incidencia do 25% em crianças em idade escolar. A queda é o fator mais común nestes traumatismos. Existem vários fatores predisponentes que causam essas lesões, por isso é importante orientar a família e os cuidadores na prevenção desses traumatismos. Os Médicos Dentistas devem diagnosticar, atuar rapidamente e também conhecer os protocolos atualizados para o melhor desempenho do tratamento nas distintas situações.
CONCLUSÕES: Os Médicos Dentistas devem conhecer os protocolos atualizados dos tratamentos das lesões traumáticas na dentição temporária de forma a atuar corretamente em situações de urgência, com vista a um prognóstico favorável.