Sorriso Gengival: Diagnóstico e Opções de Tratamento
Resumo
A estética adquiriu um papel fundamental na sociedade atual, assistindo-se a um crescimento exponencial da procura por procedimentos estéticos. Frequentemente, esta procura tem como principal intuito, melhorar a aparência do sorriso.
O sorriso desempenha um papel fundamental tanto na harmonia facial de cada indivíduo como na transmissão de emoções e expressões, sendo assim uma forma de comunicação e socialização.
A harmonia estética facial correlaciona-se diretamente com o sorriso, sendo que este se torna esteticamente agradável quando os elementos que o constituem (lábios, gengivas e dentes) estão dispostos numa localização e proporção adequadas.
Esta harmonia não é alcançada quando existe uma exposição excessiva da gengiva, denominada de "Sorriso Gengival", afetando negativamente a harmonia e a auto-estima do paciente.
Diversas opções de tratamento e modalidades terapêuticas foram propostas para a correção desta desarmonia mas, devido à sua etiologia multifatorial, é essencial proceder a um adequado diagnóstico diferencial, para que a abordagem terapêutica indicada possa ser aplicada para cada caso em particular, devido à exclusividade e singularidade do sorriso.
Portanto, o clinico deve dominar as variáveis da estética facial, conhecer os vários fatores envolvidos nesta condição, proporcionando assim ao paciente o tratamento estético e funcional mais viável