Sobredentaduras Sobre Dentes - Sistemas de Retenção a Aspetos Biomcânicos
Résumé
A reabilitação oral é uma área vasta que tem como objectivo devolver ao paciente a saúde oral, a função mastigatória e a estética. As sobredentaduras são então uma opção, sendo estas indicadas para pacientes com poucos dentes remanescentes, dentes com desgaste dentário acentuado, casos em que os implantes são contra-indicados e, essencialmente, onde esteja presente uma boa higiene oral.
Muitas são as vantagens, a nível psicológico há um aumento da autoestima e a nível biológico mantém o osso alveolar e conserva a propriocepção periodontal por conservação dos dentes pilares. A nível funcional melhora a fonética, a estabilidade oclusal, a distribuição das forças funcionais e parafuncionais havendo assim maior eficácia mastigatória.
Desta forma, as sobredentaduras sobre dentes têm como meio de retenção os attachments que consistem num sistema de encaixe do tipo macho-fémea. Estes podem ser classificados de acordo com a sua confecção (precisão ou semiprecisão), movimentação (rígidos ou resilientes), localização (intrarradicular ou suprarradicular) e comportamento biomecânico (axiais, de barra e magnéticos).
O planeamento de uma sobredentadura deve ser feita com rigor, seguindo os princípios biomecânicos inerentes tanto aos sistemas de retenção, quanto aos dentes remanescentes e ao periodonto. É fundamental para o sucesso do tratamento perceber as forças mastigatórias, que forças são e como são exercidas, os materiais usados e as suas propriedades. No fundo, entender e fazer a fusão entre estas propriedades e o caso clínico que temos em mãos para conseguir delinear e cumprir um correto plano de tratamento.