Latent Fingermark Chemical Profiling Identification of Time-dependent Metabolic Markers
Abstract
As impressões digitais latentes são um dos principais vestígios analisados em investigação forense. Entre outros constituintes, os resíduos das impressões digitais latentes possuem maioritariamente lípidos, sendo estes compostos importantes em estudos de datação das mesmas, devido à sua degradação. Assim, este trabalho consistiu no estudo do perfil químico de impressões digitais, produzindo conhecimento acerca da composição das impressões digitais latentes em momentos específicos, permitindo perceber as alterações químicas que ocorrem ao longo do tempo.
As impressões digitais foram envelhecidas e coletadas de forma controlada e os perfis químicos foram obtidos através de técnicas cromatográficas, nomeadamente cromatografia líquida de alta eficiência com detetor de díodos (CLAE-DAD), cromatografia gasosa acoplada ao detetor de ionização de chama (CG-DIC) e cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa (CG-EM).
O esqualeno foi o composto que apareceu em maior abundância, seguido pelos ácidos palmítico e palmitoleico. O ácido esteárico, o ácido mirístico, o ácido tetradecanoico e o ácido pentadecanoico também foram determinados em concentrações consideráveis. Para além destes resultados, e segundo o que conhecemos, a análise qualitativa de resíduos obtidos através de impressões digitais frescas permitiu a identificação de compostos ainda não reportados, nomeadamente ácido gordo polinsaturado cis-11,14-eicosadienoico, ácido butanoico, dodecanol, metil-6-palmitoil-α-D-glucopiranósido, palmitato de glicerol, tetradecanol, éster dibutílico de ácido hexanodioico, hexadecanol, ácido 13-metiltetradecanoico, éster metílico de ácido oleico, ácido heptadecanoico, octadecanol, tetrametil-hexadecanol, 9-octadecenamida, docosano, nonacosano, colesta-3,5-dieno, docosanil docosanoato, éster heptílico de ácido cis-9-tetradecenoico, palmitoleato de araquidil e epicolesterol. O colesterol, o docosano e os ácidos palmítico e palmitoleico são assumidos como potenciais marcadores temporais.
Com este trabalho, o conhecimento químico dos compostos endógenos das impressões digitais latentes foi alargado, sendo ainda necessários mais estudos para fortalecer os resultados obtidos, permitindo o estabelecimento de protocolos adequados para a determinação da idade das impressões digitais latentes