Síndrome da Boca Ardente: Diagnóstico e Tratamento
Abstract
A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é uma condição de dor crónica orofacial, caracterizada por uma sensação descrita pelo doente como ardência e que afeta a mucosa oral, particularmente a língua, na ausência de dados clínicos ou laboratoriais que justifiquem tais sintomas pelo que se torna num diagnóstico complexo por parte dos médicos dentistas e médicos em geral.
A sua etiologia é considerada multifatorial, contudo foram sugeridos vários fatores etiológicos locais, sistémicos, psicológicos, neuropáticos e idiopáticos. O seu diagnóstico é complexo e essencialmente por exclusão.
O tratamento geralmente tem como objetivo o alívio sintomático de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por SBA, podendo variar desde farmacológicos até não farmacológicos.
O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão atualizada da Síndrome de Boca Ardente, nomeadamente a revisão dos critérios de classificação bem como a sua terapêutica. Para isso foi realizado um estudo de revisão narrativa da literatura, utilizando artigos em português, inglês e espanhol, publicados entre 2003 e 2018.