Uso da Terapia a Laser em Endodontia
Resumo
Desde 1960, com o desenvolvimento do laser Ruby por Maiman, e mais tarde com sua aplicação em endodontia feita por Weichman, muitos artigos foram publicados sobre as potenciais aplicações do mesmo na endodontia.
O objetivo desta revisão é apresentar algumas das aplicações do laser na endodontia, incluindo o seu uso no controle da vitalidade, remoção, limpeza, preparação e desinfeção do canal radicular, através da eliminação de bactérias e microrganismos, capeamento pulpar e pulpotomia.
Objetivo: depois de analisar as origens históricas, a classificação dos lasers e seus diferentes usos, o objetivo fundamental é verificar se esta técnica é realmente necessária ou se, em alguns casos, não afeta método tradicional examinando quantas e quais são as vantagens da terapia com laser.
Conclusão: No campo da endodontia, o laser encontra hoje inúmeras aplicações, desde a preparação da cavidade de acesso, até a limpeza, à desinfeção, à irrigação e o tratamento de exposições pulpares. Este pode ser usado para aplicação em canais radiculares curvos e estreitos, produz um efeito bactericida não apenas nas superfícies do canal radicular, mas também nas camadas mais profundas da dentina.
O laser tem alguns limites que devem ser lembrados, mas quando combinado com a terapia tradicional, consegue obter excelentes resultados, desde a remoção da smear layer até a desinfeção dos canais radiculares ou o retratamento endodôntico